Potengi-CE é referência no combate a Dengue 0,75%.

Potengi-CE é referência no combate a Dengue 0,75%.
Por: Ferreira Jr.

No dia 07/08/2014 a Secretaria de Saúde do município de Potengi no comando a Secretária Verônica Dantas Guedes e com o apoio do Coordenador de Endemias Nelson Luiz, iniciou-se o  combate ao mosquito transmissor da dengue, esse combate já esta no seu 4º ciclo e os números são excelentes.

No inicio do combate a Dengue de Janeiro até agora os números foram o seguinte por ciclo.

 

1º Ciclo: 5,80%

2º Ciclo: 2,18%

3º Ciclo: 0,75%

4º Ciclo: Iniciado

Conforme o que preconiza o ministério da saúde, a razoabilidade de infestação do mosquito não pode passar de 1%, com as intensas ações da secretaria de saúde, hoje Potengi esta abaixo do indicado pelo ministério, ou seja, 0,75%, índice invejado por muitos municípios do Ceará.

Com a massificação de combate ao mosquito, Potengi vem superando as expectativas, tudo isso só é possível com a força de uma equipe que tem compromisso com a saúde da população Potengiense.

O Prefeito Samuel Carlos (PC do B), em reuniões constantes com todos os secretários, cobra a excelência em cada pasta, engajado em dar uma melhor qualidade de vida ao povo de Potengi, Samuel fiscaliza pessoalmente todas as ações e cobra com vigor nos trabalhos, “É cobrando e dando condições de trabalho que temos os resultados que a população merece, aliado em secretários que tem compromisso não comigo, mais com Potengi” disse Samuel.

A secretária por sua vez diz que: “tento a cada dia dar o melhor de mim para que Potengi tenha uma saúde de qualidade, apesar de todas as dificuldades, temos alcançado números nunca vistos antes nesse município na melhoria e na qualidade da saúde, o combate a dengue é mais um compromisso assumido por mim e por toda a nossa equipe” finalizou Verônica.

Potengi também entrou no combate a PESTE, em parceria com a secretaria de saúde do Estado (20ª CRES Crato), esta sendo feito a coleta de sangue dos animais para ser feita a (sorologia de carnívoros) para detectá-la ou não a PESTE, ação preventiva no combate a esse tipo de doença.

A campanha de combate à doença de Chagas já esta em ação dês do inicio do ano, mais precisamente em Janeiro, a ação se constituem na captura do inseto “barbeiro” para a analise e diagnostico de infecção ou não do inseto.