Mundo da Política

TSE veta candidaturas a políticos com contas desaprovadas

 
Foto: Agência de notícias do TSE

Presidente do TSE, Ricardo Lewandovisk

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira (01/03), por maioria de 4 votos a 3, que os políticos com contas desaprovadas não poderão concorrer nas eleições de 2012. Os ministros endureceram a regra das eleições de 2010, que declarava quite o candidato que prestava contas, independentemente de elas serem aprovadas ou não. A quitação eleitoral é uma exigência para obtenção do registro para concorrer a um cargo.

O julgamento começou no dia 14 de fevereiro, com o voto do relator Arnaldo Versiani, que queria manter a regra mais branda aplicada em 2010. Ele foi seguido pelos ministros Gilson Dipp e Marcelo Ribeiro, para quem a lei é clara ao exigir apenas a prestação de contas. “O tribunal não pode fazer interpretação extensiva”, disse Ribeiro.

A divergência foi aberta pela ministra Nancy Andrighi, que defendeu a aprovação das contas como condição para a obtenção do registro. “Entendo que não se pode considerar quite com a Justiça Eleitoral candidato que teve as contas desaprovadas porque isso tiraria a razão de existir da prestação de contas. A prestação de contas seria apenas uma mera formalidade, sem repercussão na situação jurídica do candidato.”

Para Andrighi, o candidato que foi negligente e não observou a legislação não pode ter o mesmo tratamento do candidato que cumpriu seus deveres. “A aprovação das contas não pode ter o mesmo efeito da desaprovação”, resumiu. Seu entendimento foi acompanhado pelos ministros Marco Aurélio Mello, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. “Tratar igualmente aqueles que têm contas aprovadas e desaprovadas feriria a mais não poder o principio da isonomia”, disse Lewandowski.

Os ministros não definiram, no entanto, o prazo para que a desaprovação de contas interfira no registro. Atualmente, a Corregedoria do TSE tem o registro de 21 mil políticos que tiveram as contas desaprovadas em eleições anteriores. A dúvida é se um candidato que teve contas desaprovadas em 2008, por exemplo, poderia obter o registro para concorrer em 2012. Ficou definido que a rejeição de contas relativas às eleições de 2010 deixa o político não quite, e que as outras situações serão analisadas caso a caso.

 Com informações da Agência Brasil.

 

TSE: Contas rejeitadas

 

 

TSE deixa brecha ao proibir candidatura de quem tem contas rejeitadas

 

A decisão até deixa brechas, mas é o fim do caminho para muitos políticos

No ano em que a Lei da Ficha Limpa será aplicada de fato nas eleições, a decisão de da última quinta-feira (01) à noite do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de também vetar quem teve contas de campanha rejeitadas na disputa anterior foi vista como mais um sinal de moralização por especialistas.

Leia aqui:
TSE veta candidaturas a políticos com contas desaprovadas

“Ter as contas aprovadas passa a ser não apenas um requisito legal, mas também moral”, disse, ao O Globo, o presidente da OAB-RS, Cláudio Lamacchia.

Brechas
Mas o TSE deixou brechas que podem levar a uma enxurrada de contestações e pedidos de liminares na Justiça.

Ficou claro que, este ano, quem teve contas rejeitadas em 2010 não poderá obter registro de candidato. Mas os problemas referentes a campanhas anteriores – como contas rejeitadas em 2008, por exemplo, serão decididos caso a caso.

Com informações do O Globo.

 

PSB em ação

 

 

Eleições 2012: PSB de Fortaleza leva “Atitude 40″ para o Antonio Bezerra

 

    Ciro Gomes é uma das lideranças esperadas para o evento

O PSB de Fortaleza realizou neste sábado (03/03) a primeira edição do “Atitude 40″. O evento, reuniu lideranças como o ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), o deputado estadual Ivo Gomes (PSB) e o governador em exercício, Roberto Cláudio (PSB), o evento foi realizado na praça do colégio Joaquim Nogueira, bairro Antonio Bezerra.

Durante toda tarde e início da noite o Atitude40 mobilizou moradores do bairro e militantes socialistas, membros dos segmentos sociais, como “Juventude, Negritude, LGBT e Mulheres” além de importantes nomes da política do Ceará. Foi realizadas atividades integrando política, arte, esporte, meio ambiente e juventude.

A ideia do evento foi de ouvir as demandas da população e preparar sugestões para a administração de Fortaleza. Tudo, é claro, de olho nas eleições de 2012.

Leia ainda:
Ciro defende candidatura do PSB em Fortaleza contra “tramoia nos bastidores”
Lúcio diz que existe “tendência” de aliança com PT. Capitão Wagner é pré-candidato do PR em Fortaleza  
“Quanto mais cabra, mais cabrito”, diz tucano sobre candidatura para eleições 2012 em Fortaleza     
PT reduz lista de prefeituráveis: Decisão final pode ficar para 2 de junho após debate e prévias   

O Evento foi realizado:
Dia: 03 de março (sábado)
Hora: A partir das 17h
Local: Praça do colégio Joaquim Nogueira – Rua são Vicente de Paula c/ rua Tomaz Rodrigues. Bairro: Antonio Bezerra

Confira a programação do evento:
15:00hs – Abertura Oficial
17:00hs – Hip Hop
18:00hs – Rap
19:00hs – Fala autoridades PSB
20:00hs – Performance (transformismo)
20:30hs – Rock’n’Roll

Arena Radical
16:00hs – Apresentação Skate
16:30hs – Apresentação In Line (patins)
17:00hs – Apresentação BMX (bike)
20:00hs – Show Wheeling (acrobacias com motos)

Espaço Tendas Mix
15:00hs às 21:00hs – Diálogo com moradores por segmentos sociais; Distribuição de Mudas; Painel de Grafite; Panfletagem; Adesivagem.

Atividade Extra
09:00hs – Campeonato de Futsal com moradores locais.

Com informações da Assessoria e Polítika Com K.

 

Salitre-CE: Unidade de Saúde Básica é inaugurada com presença de Secretário

 

 

Por: Ferreira Jr.
 
 
Foi inaugurada na tarde desta sexta feira, dia 02 de março, a Unidade Básica de Saúde da localidade de Espírito Santo, zona rural de Salitre, o evento foi bastante prestigiado, contou com a presença do Secretário de Saúde do Estado do Ceará Dr. Arruda Bastos. Em sua fala, Dr. Arruda Bastos enalteceu o trabalho desenvolvido no Município de Salitre pela administração, com a melhoria no atendimento de saúde, dando uma melhor
Leia mais:
https://politicacomferreirajr.webnode.com/