MPE recebe denúncias de crimes eleitorais e prepara ações contra candidatos

MPE recebe denúncias de crimes eleitorais e prepara ações contra candidatos

Por: Ferreira Jr.

Rômulo Conrado é o títular da Procuradoria EleitoralApós realizar uma força-tarefa onde avaliou, em cinco dias, o registro de candidaturas de 874 candidatos aos cargos de governo, senador, deputado estadual e federal, o Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE), atua, agora, em fiscalizações referentes ao período de propaganda eleitoral do Ceará.

Grave
De acordo o Procurador Regional Eleitoral Rômulo Moreira Conrado, o MP vem recebendo denúncias graves, referentes à propaganda eleitoral feita de maneira irregular, prática de compra de votos e abusos de poder econômico.

“A gente vem recebendo várias denúncias e fatos graves que estamos apurando. Algumas, nós estamos fazendo a apuração, outras, os promotores do interior estão fazendo esse acompanhamento”, afirmou o procurador em entrevista ao jornal O Estado, dando conta de que, em breve, a Corte deverá “ajuizar algumas ações”.

Punição
Rômulo Conrado explicou ainda que, no caso de propaganda irregular, o candidato está sujeito a multas. Já no caso de crimes considerados mais graves, como a compra de voto, por exemplo, o candidato pode ter o registro ou o diploma cassado.

E ainda
De acordo com procurador, o TRE tem se concentrado em julgar os registros de candidatura. Até ontem, a corte já havia concluído a análise de 611 processos, indeferindo mais 39 pedidos. Segundo frisou, assim que terminar esta fase, as investigações do Ministério Público em relação ao processo eleitoral se intensificarão.