Salitre-CE: Escola Estadual realiza curso de alta qualidade para os seus alunos.
Salitre-CE: Escola Estadual realiza curso de alta qualidade para os seus alunos.
Por: Ferreira Jr.
Nesse ultimo domingo, (11/10), aconteceu o workshop Coach Vocacional, em uma reserva ecológica localizada no município de Barbalha-CE, para os alunos do ensino médio, do 3º ano da Escola Estadual José Waldemar de Alcântara e Silva no município de Salitre, localizado no extremo Sul do Ceará, ministrado pela Master Coach Prof.ª. Tereza Mara, formada pela Sociedade Latino Americana de Coaching, mestranda em paleontologia na Universidade Federal do Ceará, a mesma é professora da rede estadual do Ceará, e não para por ai, ainda nas poucas horas que lhe resta Tereza Mara é Analista de Credito na empresa Socredit.
Vale ressaltar que o Coaching era antes desta experiência, usado apenas pelas escolas particulares e ate o momento não se tem relatos sobre esse treinamento para alunos de escolas publicas do Ceará, tornando a Escola Estadual Waldemar de Alcântara em Salitre pioneira nesta modalidade de ensino, mesmo porque é um treinamento caro e de difícil acesso na nossa região. Na rede particular de ensino, esse treinamento, custa em media 1 mil a 2 mil reais,
O Treinamento:
O workshop trabalhou os quatro eixos de ação durante o encontro:
Autoconhecimento, Trabalho, Enem e Empreendedorismo.
Como as temáticas foram organizadas por tópicos no primeiro momento foi trabalhado:
1 - Projeto de vida: Autoconhecimento / Atitudes que podem promover uma vida mais sadia e positiva.
2 - No segundo momento, os alunos tiveram um panorama, das seguintes áreas:
- Escolha da profissão, Enem: Uma oportunidade;.
- O Jovem e o Mercado de Trabalho do Século XXI;
- Tendências e Oportunidades / Empregabilidade / Empreendedorismo e Trabalhabilidade;.
- As Tendências que regerão as vidas no futuro;.
- A Autoeducação como caminha para o (eu) empreendedorismo e a futura vida profissional;
O que é Coaching?
“O conceito do Coaching nasceu nas universidades Norte-Americanas para caracterizar um conselheiro particular, treinador que tem a função imprescindível de motivar e provocar o seu treinado através da arte de fazer perguntas, escutando sem julgamentos prévios e se certificando de que entendeu pontualmente o contexto das respostas.
Enfatiza-se a importância de suas aptidões na realização de metas devidamente traçadas, levando em conta todo o histórico do indivíduo, fazendo-o reconhecer e agradecer o que herdou de melhor de seus antepassados familiares e gestores profissionais.
Assim, o Coaching vocacional ou o Coaching individual, apresenta-se como uma ferramenta que, na teoria, pretende apoiar o indivíduo em sua existência, para que o mesmo atinja de modo satisfatório seus objetivos, fortalecendo prioritariamente suas competências, com base no presente e foco no futuro.
Coach (Treinador) e Coachee (Treinado) estabelecem uma relação de confiança com comprometimento e responsabilidade no sentido de identificar habilidades e debilidades: respectivamente as primeiras são potencializadas, e as segundas, neutralizadas.
Coach (Professora) e os Coachees (alunos de escola publicas) comemoram cada etapa vencida, porque cada resultado é reflexo de crescimento.
Desenvolve-se então uma consciência pessoal de transformação, com feedbacks motivacionais e questionadores no intuito da mudança de atitudes, fortalecimento da autoestima, cuja estratégia norteadora é a construção de uma declaração de missão e visão do indivíduo, nos campos pessoal e profissional.
Os alunos foram instruídos a reconhecer e transformar seus pontos fracos em pontos fortes, muitas vezes com grandes sacrifícios.
Contudo, busca-se prioritariamente consolidar o conceito de integralidade planetária, segundo o qual o ser humano precisa estar conectado de forma harmônica com ele mesmo, com o outro e com o meio ambiente, a fim de que atinja a felicidade plena em todos os seguimentos de sua vivência, percebendo qual sua contribuição para a melhoria do universo.
Enfim, quando se fala em Coaching vocacional como ferramenta de transformação social, defende-se a ideia de lapidar os diamantes perdidos em nossa coletividade. “Identificar dons e virtudes em cada um dos nossos alunos”.
Sempre contando com o apoio e incentivo da diretora daquela instituição de ensino Prof.ª. Magnólia Elói, Tereza Mara sentiu-se motivada a repassar esse conhecimento tão importante para o desenvolvimento escolar dos seus alunos de maneira a contribuir com esse conhecimento especifico.
Ações desta Grandeza devem ser seguidas!
A pequena Salitre é exemplo de ensino com profissionais altamente qualificado como a Professora Tereza Mara.